.

Série

LEIA - MEDITE - APLIQUE 

JONAS

 Capítulo I

Leitura: Jonas 1:1-17.

    Assíria, como capital de Nínive, era distante a quase 1000km ao Nordeste. Ela era conhecida pela sua crueldade com seus prisioneiros capturados em guerras, tinha um rei vitorioso, Jeroboão e uma nação idólatra.Jonas era um profeta, pertencia às dez tribos do reino do norte. Vistos nos V1-V2.

V3 - Jonas procurou se afastar ao lugar mais longe possível que ele conhecia, Tarsis era uma cidade na Espanha e Jope um porto de ligação entre Judá e Nínive. Jonas, temia que a Assíria viesse a destruí-los ou mesmo que ela se convertesse e a nação fosse preservada. Jonas estava diante de uma missão difícil ao seus olhos.
V4–V7 - Aqui vemos que Deus tem o controle de todas as coisas, vemos aqui na natureza. Jonas se escondia, mas Deus sabia onde ele estava, muitos cristãos pensam que se escondem de Deus ou que ninguém vai saber. Deus revela neste verso a todos da navio que era Jonas a causa. Na época e no A.T era comum este tipo de lançar sorte, hoje não precisamos mais, pois temos a Bíblia e o Espírito Santo que nos guia.

V8–V12 - Jonas se identifica como pertencente ao povo do Senhor, mostra o seu temor a Deus, mas sua fuga colocou a vida de outras pessoas em risco. Podemos pôr a vida de outras pessoas em risco quando estamos indo contra a vontade do Senhor.

V13-V15 - Aqui as pessoas reconheceram que tudo o que estava acontecendo, vinha do Senhor por causa de Jonas. Os cristãos hoje em dia precisam estar sempre analisando suas vidas para notar se as coisas estão acontecendo em casa e igreja não são por algo que estão fazendo de errado.

V16 - Toda essa situação, fez com que essas pessoas temessem a Deus, todos os atos de Deus, tem um objetivo.

V17 - Vê-se aqui o controle de Deus sobre o reino animal, "os animais também obedessem a Deus". Ainda pode-se notar neste verso um tipo da morte e ressurreição de Cristo.

CAPITULO 2

DEPOIS DE TUDO, JONAS SE LEMBRA DE DEUS.

Vs 1-3 - Deus ouve a oração de qualquer lugar. Quando se clama ao Senhor, Ele ouve. Podemos ver que Jonas tinha apenas desobedecido de ir pregar em Nínive, mas não mostra outro tipo de vida pecaminosa por parte de Jonas. Mas mesmo assim, Jonas sofreu consequências de sua desobediência. Assim pode ocorrer com você!

Vs 4-7 - Vê-se aqui que Jonas tinha a certeza de sua salvação, mesmo no A.T. Também se vê que Jonas foi dado como morto. Quando estamos nos maiores apertos, para sair dele ou ver o caminho para sair, apenas lembre-se que você é filho de Deus, recorra a Ele em oração, mas quando estiver de bem com a vida, peça a Deus para Ele te mostrar o caminho certo.

Vs 8 - Aqui Jonas nos ensina a afastar de tudo que são ídolos e procurar a pregar o Evangelho para que as pessoas se afastem dos mesmos(ídolos) e o que é ídolo? Imagens, dinheiro, bens materiais, ou seja, tudo que possa ocupar o espaço de Deus na sua vida.

Vs 9-10 - Jonas fez votos e prometeu cumprí-los, precisamos também fazer votos, pois sempre estamos em situação parecida com a de Jonas. O peixe ouviu Deus e levou Jonas a praia, assim precisamos ouvir as mensagens, pregações, leituras e conselhos e procurar colocá-los em prática.

Capitulo 3:1-10

 Vs 1 - 2 - Era desejo de Deus que Jonas fosse e pregasse para os Ninivitas, uma grande cidade, a mensagem da salvação.

 

Vs 3 - Obedeceu Jonas, assim também devemos nós fazer o mesmo, pregar na cidade que estamos. Ainda neste verso vemos Jonas indo em todos os cantos da cidade, nossa cidade também tem muitos cantos, que precisamos ir.

 

Vs 4 - A mensagem deve ser "O ARREPENDIMENTO" para não ser subvertido(destruídos) castigo Eterno, pois Deusnão queria destruir Ninive, mas que eles se convertesse, essa deve ser a mensagem para hoje também.

 

Vs 5 - Primeiro creram as pessoas de Classe mais baixas, essas foram pregando a outras pessoas, sem hierarquia. No Vs 6 - A mensagem chega ao Rei, note que não veio de cima para baixo, mas de baixo para cima. Outra coisa a ser notada é que para o arrependimento todos somos iguais, não importa a posição, pois o rei se vestiu e praticou o mesmo que as demais classes.

 

Vs 7 - O Rei atinge com um decreto a todos, possivelmente a quem ainda não havia ouvido.

 

Vs 8. - Assim como mo Rei proclamou o creto de que todos se convertesse, Deus manda a que todos se converta. (IIPd 3:9).

 

Vs 9 - Deus não tem ódio das pessoas, mas está irado com o que as pessoas praticam (chamado de pecado), precisando as pessas se limparem  para estarem de mãos limpas para os servir, pois Ele não pode contemplar o pecado. quando continuamos no pecado, a bondade de Deus se afasta de nós e a sua ira se aproxima.

 

Vs 10 - O arrependimento não deve ser apenas de palavras, mas Deus viu as obras deles, assim Deus nos vê, precisamos ir mudando aquilo que fazíamos que desagradava a Deus, nisso Ele se alegra.

 

 Capítulo IV

Leitura: Jonas 4:1-11.
Breve comentário do capítulo quarto do livro do Profeta Jonas.
V1 – v3 - Jonas não estava tão interessado na conversão dos ninivitas, sabia que Deus é um Deus que perdoa quando há verdadeiro arrependimento e que havia essa possibilidade, que o levou a fugir lá no capítulo 1.

V3 – Jonas lamenta o plano de Evangelismo traçado por Deus para a cidade de Nínive. Jonas estava se lamentando por ver o arrependimento nas pessoas. Há muitos irmãos nas igrejas que estão na mesma condição prática de Jonas, “já estão perdido, não vão se converter, mesmo que pregue a eles”, aqui Deus mostra que não é bem assim, o que devemos fazer é ir e anunciar, a outra parte, é com Deus, podemos aprender aqui a não fazer o que Jonas estava praticando.

V4 – Deus fala a Jonas: - É normal esta tua maneira de agir? Lembremos que devemos aplicar os testos bíblicos a nossos dias, não da mesma forma, mas em situações parecidas.

 V5 – Esse verso, juntamente como Jonas estava fazendo, há pessoas no meio cristão hoje que não acreditam na conversão das pessoas, ficam esperando motivos para criticarem sua conversão, “eu não disse...”, ao contrário de estarem orando e ajudando-os naquilo que precisam muito a vencerem, ou seja, superarem seus antigos pecados.

V6 – v10 – Mesmo Jonas reclamando, Deus mostra cuidado para com ele, essa reclamação seria o pecado de “murmuração”, Jonas já estava debaixo da misericórdia de Deus e não percebia. Muitos de nós podemos estar agindo com Jonas, achando que estamos fazendo o certo, mas na verdade estamos fazendo algo que é pecado e não estamos percebendo, por isto precisamos analisar nossa vida cristã diariamente e ver como estamos procedendo, para não emperrarmos a obra de Deus, ou seja, atrasá-la.
Deus mostra isto a Jonas no vs.10, ele estava mais preocupado com as coisas materiais que as espirituais. Pensemos, nossa preocupação tem sido a cozinha, o almoço de domingo pela manhã, a visita que vai chegar ou chegou, o jogo de futebol bem no horário do culto, aquele trabalho que poderia deixar de ser feito no horário do culto, aquela novela, ela não vai passar mais, a Internet, enfim, são enes maneiras pelas quais nós colocamos em primeiro lugar na frente do plano de Deus.

Vs 11 – Deus mostra a Jonas e a nós, nosso objetivo é também aplicar a nossos dias, que a maioria das pessoas desconhece o caminho da salvação, como chegar ao céu e como voltar a agradar a Deus, fazê-lo alegre convertendo-se do seu caminho longe da Bíblia.
No livro de Jonas, Deus ensina que devemos buscar aos perdidos, não fazendo estimativas, apenas a pregar o Evangelho e deixar que o Espírito Santo faça a obra. Coloque o plano de Deus em prática, aí mesmo onde você está, pense em Nínive e deixe Deus se alegrar com as conversões que virão.

 Pastor Inácio .s. barbosa março / maio 2007.

Colaboração: Ir. Lucinete Barbosa